Os pensos reutilizáveis são suaves e confortáveis, apenas se sentem como umas cuecas ligeiramente mais espessas.
Coloque o penso menstrual reutilizável à volta da sua roupa interior e aperte as molas por baixo. Os tecidos com os padrões bonitos ficam virados para a sua pele. Depois de usado, basta dobrar e apertar as molas sobre o mesmo, colocando-o depois numa bolsa impermeável.
Depende da frequência com que fará a lavagem, da abundância do seu fluxo ou do seu orçamento.
- 8 moderados ou heavy/dia + 3 noite (3 dias mais abundantes) – 8x3=24 + 3x1=3
- 4 moderados ou ligeiros/dia + 1 noite (2 dias leves) – 4x2=8 + 1
Total: 24+8+3+1= 36
Se quiser acrescentar os diários = +7
Se fizer a lavagem no meio do ciclo ou se o seu ciclo for bastante leve, não necessitará de tantos.4
- 2 diários + 4 ligeiros + 2 moderados + 1 heavy/pesado + 1 noite
- Entre 10 a 12 pensos reutilizáveis pós-parto. Poderá coloca-los no frigorifico em caso de pontos, para aliviar as dores e acalmar o inchaço.
Tal como os descartáveis, deverão ser mudados a cada 2/3 horas dependendo sempre do seu fluxo, mas nunca excedendo as 8 horas diárias com o mesmo.
Um penso reutilizável, se bem estimado, poderá durar entre 6 a 8 anos (uma vez que os tecidos têm também o seu desgaste natural) ou mais.
Temos à venda pensos reutilizáveis da nossa própria marca e de outras marcas, já conhecidas (europeias ou de projetos de empoderamento das mulheres) todos feitos por mães que trabalham em casa.
Como são feitos artesanalmente, poderão notar-se ligeiras imperfeições, que não comprometem a eficácia do mesmo.
Nos detalhes de cada produto está sempre a indicação dos tecidos usados, do tipo de penso e o tipo de absorção, o comprimento, bem como outras informações.
Na Fluffy Organic & Eco preparámos os tecidos para minimizar o encolhimento durante as primeiras lavagens.
O tipo de pensos reutilizáveis (PR) que temos disponíveis são os chamados Tudo em Um, ou seja, o núcleo absorvente, a parte exterior repelente/impermeável e a parte interior são costurados todos juntos.
Em vez de adesivo, possuem abas que contém uma mola de metal (já usámos molas de poliresina) que aperta por baixo da roupa interior e mantém o penso no lugar.
Damos preferência a materiais naturais e excedentes de tecidos portugueses.
Os tecidos exteriores também foram escolhidos de forma a manterem o penso no lugar.
Os materiais utilizados variam consoante a absorção que se pretende dar (materiais menos absorventes para os diários e os materiais mais absorventes para os mais “pesados”/extra ou ultra.
A terminologia usada é a seguinte:
Camada inferior
Esta é a parte que fica virada para a sua roupa interior. Podem ser usados os seguintes tecidos:.
Os tecidos exteriores também foram escolhidos de forma a manterem o penso no lugar.
Tecido impermeável respirável
O interior do penso menstrual reutilizável pode ter um tecido que seja à prova de água, tal como um descartável, só que este tecido impermeável contém microporos que permitem que o ar circule.
Algumas mulheres precisam usar pensos reutilizáveis que contenham este tipo de tecido, outras não; depende da quantidade do fluxo, depende da frequência com que muda o penso, ou até da forma como o seu fluxo se distribui pelo penso.
Se o seu fluxo se concentra apenas numa área muito rapidamente, poderá pensar em utilizar pensos que utilizem este tecido impermeável transpirável, ou experimentar pensos para fluxos mais abundantes.
Algumas mulheres preocupam-se ainda com a questão da "respirabilidade" da impermeabilização. Comparando este tecido à prova de água com o de um descartável, ??não é a mesma coisa. Num penso menstrual reutilizável que utilize este tipo de tecido, não se irá sentir tão suada/transpirada como se usasse um penso descartável.
Alguns pontos a considerar:
- Grossura: não se importa de utilizar um penso mais grosso, ou prefere mais fino.
- Impermeável ou repelente: se tiver um fluxo ligeiro, talvez seja suficiente uma barreira repelente, se tiver um fluxo mais abundante ou não quiser correr riscos de fuga, então talvez deva considerar uma barreira impermeável.
- Respirabilidade ou sudação: gosta de se sentir o mais fresca possível, através de uma boa circulação do ar? Tem problemas de infeções devido à transpiração?
- Natural versus sintético: por razões pessoais ou ambientais, quer evitar usar qualquer produto sintético!
- Conforto: necessita usar um penso reutilizável durante um longo período de tempo, sem que consiga mudá-lo entretanto? Causa-lhe stress pensar sequer na possibilidade de ter alguma fuga?
De qualquer das formas, é sempre uma questão de preferência pessoal, à medida que vai usando e vai aprendendo a conhecer cada vez melhor o seu fluxo.
Núcleo absorvente
Todos os pensos reutilizáveis necessitam de um núcleo absorvente, para absorver o fluxo menstrual.
Como já referimos, os tecidos utilizados variam consoante a absorção que se pretende dar (tecidos menos absorventes para os diários e os tecidos mais absorventes para os mais “pesados”/abundante ou noite).
Camada Superior
Esta é a parte que fica virada para a sua pele. Podem ser usados os seguintes tecidos:
Lavar pensos menstruais reutilizáveis é muito mais fácil do que pensa.
Como utilizamos tecidos naturais, aconselhamos a que após a compra de um produto novo faça pelo menos umas 2 lavagens e secagens antes de os utilizar.
Isto permite que sejam eliminados os óleos naturais das fibras e prepara os tecidos para uma maior absorção. Depois à medida que vai lavando, eles vão ficando cada vez mais absorventes (ganhando a absorção máxima após 7/8 lavagens).
Se utiliza fraldas reutilizáveis, pode adicionar os pensos após o ciclo de pré-lavagem das mesmas. Poderá fazer a lavagem à mão, mas é muito mais prático lavá-los na máquina. E poderá juntá-los ao resto da roupa.
Existem pelo menos 2 métodos de lavagem dos pensos reutilizáveis.
Partilhamos os dois e caberá a cada pessoa utilizar o método que melhor se adequa a si.
Pode colocar os seus pensos dentro de um saco de rede, para que não se “percam” no meio da roupa durante a lavagem.
Em qualquer dos métodos, ajuda na eliminação de manchas se, antes da lavagem, colocar os pensos reutilizáveis de molho durante algumas horas em água com um pouco de tira-nódoas à base de oxigénio ativo.
Por último, também ajuda na eliminação das manchas, colocar os pensos a secar ao sol. Qualquer mancha mais persistente pode experimentar humedecer e esfregar o local da mancha com sabão https://www.fluffyorganicandeco.pt/product/sabao-para-lavagem-de-pensos-reutilizaveis e colocar ao sol ou utilizar o tira-nódoas à base de oxigénio ativo.
Para secar, pode pendurar os seus pensos naqueles cabides que se utilizam para as saias, que têm umas molas super-práticas.
Recomendações