Produção e venda de artigos zero waste. Higiene feminina. Ecologia e sustentabilidade.

Fraldas de pano - Conselhos de lavagem

A lavagem na verdade, quando acertamos na rotina, é bastante fácil, no entanto deixo-vos alguns conselhos para que a mesma seja eficaz.(da minha experiência com fraldas em dois filhos, desde 2008).

  1. Enxaguamento a água fria
  2. Lavagem a 40º - dose de detergente roupa suja/muito suja. 1-2 vezes por mês lavar a 60º
  3. Enxaguamento extra

CONSELHOS PARA A LAVAGEM DE FRALDAS DE PANO

* Antes de usar as fraldas pela primeira vez, deverá lavar duas ou três vezes para remover todos os produtos do processo de fabricação. Assim, evita a irritação da pele sensível dos bebés e obtém uma maior absorção do tecido. Se quiser pode apenas lavar uma e ir usando, mas tenha atenção que elas ainda não estão na máxima absorção.

* Leia sempre as instruções de lavagem do fabricante da fralda.

* Faça sempre uma pré-lavagem a frio

* Para lavar as fraldas use um produto natural, líquido (bioBel bebé) ou em pó, sem fragrância de pre que enxague bem e não deixe ingredientes agressivos nos tecidos, para não irritar a pele do bebé.

* Recomendamos a utilização de água quente (40º) e o uso da dosagem recomendada para roupa suja/muito suja. Os resultados da limpeza são ótimos, garantindo um melhor enxaguamento e poupança do produto.

* No final do ciclo de lavagem faça um enxaguamento extra para garantir que os resÍduos são mesmo eliminados evitando assim o entupimento do tecido.

* Não use amaciador, pois limita a absorção, provocando fugas, e pode irritar a pele do bebé.

* Também é desaconselhado o uso de lixivia ou Sanitol. São aconselhados os branqueadores à base de oxigénio ativo; para reforçar a acção do detergente e também como pré-tratamento para facilitar a remoção de nódoas, e para branquear.

* Seque sempre que possível ao sol. Os raios ultravioleta são um branqueador natural e também elimina possíveis bactérias no tecido. Se usar secador que seja com temperatura baixa.

* As fraldas não têm que cheirar a nada ... nem bem nem mal. Se cheirarem mal após a lavagem geralmente é porque:

  • o enxaguamento não foi bem feito,
  • usou demasiado/pouco detergente
  • usou um detergente não adequado (com muitos aditivos ou perfumes, etc.)

Recomenda-se a repetir a lavagem a alta temperatura e enxaguamento suplementar com água fria. Também não se esqueça de manter as fraldas secas e bem ventilados, para evitar a humidade. 

* Deverá fazer uma máquina de fraldas (encher até ter o espaço de 1 palmo vazio), usar o programa de algodão. Se não tiver fraldas suficientes poderá acabar por encher a máquina com outras peças de roupa após a pré-lavagem). Se as fraldas tiverem velcro deve fechar bem para evitar danificar outros tecidos. 

*Por razões de higiene as fraldas e absorventes não devem esperar mais de 2 dias para serem lavadas após serem usadas.

* Retire/separe sempre as fraldas e absorventes depois de as retirar ao bebé e coloque num saco impermeável à espera da lavagem. Passado 2 dias é só colocar na máquina para lavar, o saco inclusive. NUNCA COLOQUE AS FRALDAS DE MOLHO.

Detergente

Pode usar detergente em pó ou líquido. Quando a minha filha nasceu sempre usei detergente líquido e nunca tive problemas. O importatmte é mesmo estabelecer uma boa e eficaz rotina de lavagem e usar a dose de detergente para roupa suja/muito suja; estamos a falar de dejetos humanos.

Podes sim usar detergentes ecológicos, para lavar a roupa e as fraldas reutilizáveis, no entanto como são menos potentes e não conterem enzimas, para a fraldas recomendo que sejam lavadas a pelo menos 50º, pois é quando são mais eficazes.

Não uses lixíxia, a não ser que necessites de desinfetar as fraldas por fungo ou por teres comprado em 2ª mão. Para isso basta deitares cerca de 60 ml no respetivo local da gaveta da máquina (podes usar um desinfetante menos agressivo como o Sanitol, por exemplo). No final é importante enxaguares bem para não ficarem vestígios na roupa (se necessitares de enxaguar 2x, não tenhas problemas com isso).


Para tirar manchas que não saiam na lavagem, colocam-se a corar ao sol (as manchas de cocós de recém-nascido saem todas com o sol). Podes barrar o tecido ainda húmido com sabão mas é muito importante que enxagues bem para que saia por completo, se não pode entupir as fibras.

Normalmente quando as fraldas se lavam a 60º e as manchas não desaparecem pode-se usar um tira-nódoas/branqueador à base de oxigénio ativo (coloca-se a fralda já lavada de molho durante umas horas, podes repetir por algumas vezes, vais ver que de certeza saem à 2ª ou à 3ª vez). O oxigénio ativo é o menos agressivo para o ambiente e para a pele do bebé (pré-ativa o pó em água quente primeiro, mistura água fria e depois junta as fraldas).

Lava as fraldas normalmente a 40º. Recomendo sempre que uma ou duas vezes por mês laves a 60º, assim evitas problemas.

Se a rotina de lavagem ou o detergente não forem os mais adequados, começarás a sentir um mau cheiro das fraldas. Nesse caso poderás ter de fazer um strip wash.

Strip Wash

 O strip wash não é nada mais, nada menos que uma limpeza profunda nas fraldas e acessórios. Atenção que strip wash e desinfeção são coisas diferentes (vê no ponto acima onde falo em lixívia)

Vou dizer-te como funcionou comigo.

Quando notas que as fraldas cheiram mal após a lavagem ou após o 1 xixi. Significa que estão entupidas. Podes ter de rever a rotina de lavagem.

1 - Colocar de molho  as fraldas já lavadas (aproveitar a água do banho) com uma dose de oxigénio em pó, anticalcário e um pouco de detergente. Segue a dose que recomenda cada embalagem, porque na prática estás a colocar de molho uma máquina de roupa. Deixa ficar durante a noite. Se realmente as fraldas estavam entupidas, a própria água no dia seguinte irá cheira mal (cheiro a xixi).

2 - No dia seguinte coloca as fraldas a lavar na máquina, mas sem adicionares mais detergente, até deixar de fazer espuma. 

3 - Voltar a repetir se todo o procedimento mais uma noite, se ainda cheirarem mal (no meu caso tive de o fazer duas vezes e depois nunca mais tive problemas porque passei a fazer a lavagem uma/duas vezes por mês a 60º.

×